terça-feira, 8 de junho de 2010

Gurgel Motores


“ Foi um homem á frente do seu tempo, corajoso e patriota que infelismente não conseguiu suportar sozinho a concorrência das grandes multinacionais.”( http://gurgelmotores.vilabol.uol.com.br/historia3parte.htm).

Gurgel sonhou em ser fabricante de automoveis, mas um fabricante nacional. Em 1° de setembro de 1969 fundou a Gurgel Veiculos , e em pequeno espaço de tempo já obteve sucesso com seus carros nacionais, com linhas modernas e interessantes.

Na gestão do conhecimento sabemos que os recursos internos à organização comandam o desempenho da empresa, e Gurgel trabalha com 100% de capital brasileiro, tornando se um ponto forte e obtendo vantagem competitiva frente as montadoras que já existiam. O engenheiro mecanico era dinamico, em 25 anos produziu utilitarios, carros urbanos e até eletricos, sempre batizava seus carros com nomes bem brasileiros que homenageava as tribos indigenas.

As práticas mais usadas de gestão de conhecimento por Gurgel, foram gestão de competencias e tecnologia da informação. Vimos no case que ao longo da historia Gurgel que o mesmo sempre estava inovando, buscando de alguma forma melhorar a condição do veículo para atender melhor os brasileiros, usava de aplicativos e ferramentas, transformava dados em informações que facilitavam o processo.

A empresa com estava crescendo, seu espaço físico já era maior, aumentou seu numeros de funcionarios, foi a primeira a exportar veiculos especiais e a Segunda em produção e faturamento, 25% da sua produção era para fora, criou sistemas novos no país, e sempre querendo incorporar avanços, usando dos seus conhecimentos tacitos e explicitos idealizou motores. O governo federal contribui com a Gurgel, reduzindo IPI, mas em um determinado momento concedeu descontos de IPI para outros veiculos também, e assim a organização não conseguiu acompanhar a concorrencia das multinacionais, e pediu concordata em 1993.

Podemos dizer que Gurgel transformou e disseminou seu conhecimento para construir a organização e como uma patriota conhecia o que o brasileiro queria em um carro, conseguiu alcançar grandes resultados, pois soube administrar o conhecimento adquirido ao longo do tempo de existência da organização.

8 comentários:

  1. é interessante observar que mesmo com as limitacoes do seu tempo ,Gurgel trabalhou seu conhecimento e conseguiu ser um dos melhores .Infelizmente por acoes governamentais nao conseguiu prosseguir , mas deixou a lição que cgerenciando o conhecimento é possivel ter sucesso

    ResponderExcluir
  2. Podemos perceber com o case da Gurgel que Gerenciando o conhecimento é possivel inovar e conseguir um diferencial competitivo

    ResponderExcluir
  3. É interessante observar que Gurgel estava sempre inovando, buscava sempre melhorar.Ele nunca desistia.

    ResponderExcluir
  4. É interessante observar que Gurgel foi um homem corajoso e nunca desistiu do que ele queria,ele conseguiu disseminar seu conhecimento para construir uma organização.

    ResponderExcluir
  5. o texto da gurgel é um exemplo de competitividade no mercado nacional. mas devido a falta de incentivos na época do governo a empresa infelizmente foi a falência...

    ResponderExcluir
  6. Verifica-se que Gurgel tinha um espírito inovador, porém algumas influências externas o impediu de dar continuidade ao seu sonho devido aos novos entrantes no mercado e com preços mais baixos e modelos inovadores.

    ResponderExcluir
  7. A Gurgel foi uma empresa que conseguiu disseminar e distribuir a gestão de conhecimento dentro da organização. Isso foi um dos motivos que trouxe um grande beneficio para ela que na época ajudou a crescer.
    O sucesso só acabou devido as grandes multinacionais que entraram no mercado.

    ResponderExcluir
  8. Não concordo que a Gurgel seja uma empresa de sucesso por gerir bem seu conhecimento. Se tivesse gerido corretamente seu negócio ainda estaria no mercado e até mesmo ultrapassando seus concorrentes.

    ResponderExcluir