terça-feira, 25 de maio de 2010

10 lições sobre gestão da criatividade e inovação



1. Não é preciso ter cabelo vermelho para ser criativo : Digamos que você não precisa ser uma pessoa excentrica para ser criativa. Criatividade depende muito mais de atitude, coragem e contexto, sendo que considero as duas primeiras mais importantes e fazem a diferença daqueles que não esperam uma crise para se tornarem criativos;
2. Criatividade é algo bem diferente de Inovação : Criatividade está ligada ao pensar, Inovação está ligada ao fazer. Inovação é a comercialização da criatividade. Portanto, se a idéia não gerar dinheiro novo, então não é inovação;
3. Inovação Organizacional depende de vários tipos de atores e equipes sempre são mais produtivas do que indivíduos : Com certeza, você consegue um maior número de inovações quando você tem equipes multi-disciplinares, pois é importante a combinação de várias perspectivas e visões de mundo diferentes de mundo para gerar inovação.
4. Inovação depende de uma cultura favorável, mas o foco excessivo na cultura pode ser contra-produtivo : Tudo que é radical é prejudicial. Muitos comentam sobre o clima do Google parecer uma bagunça, mas eu diria que é uma bagunça organizada onde do caos surge a ordem. Na verdade, trata-se de uma empresa que sabe conciliar disciplina com liberdade, algo que muitas empresas ainda não conseguiram;
5. Diferentes tipos de inovação necessitam de diferentes tipos de processos: Não existem fórmulas mágicas. Para cada inovação deve-se adotar práticas diferentes e combinação de práticas diferentes;
6. Inovação organizacional exige habilidade de gestão de risco e gestão de portfolio.Inovação vem de risco. Ela pode levar a empresa ao sucessso ou a fracasso. Por isso a importância de se ter empreendedores corporativos dentro da empresa, pois são pessoas que sentem-se a vontade para lidar com riscos;
7. Inovação organizacional não vinga se não estiver ligada ao negócio : É o que escrevi acima na lição 2 : Inovação é a comercialização da criatividade;
8. Inovação organizacional precisa ser medida : Se o uso for para mostrar para alta organização os resultados obtidos com inovação a fim de justificar o investimento cada vez maior em inovação na gestão e nos negócios, eu concordo. Se for para medir o processo de inovação, sou totalmente contra;
9. Inovação vem cada vez mais de fora da empresa : Cada vez mais as empresas estão percebendo que o cliente é a razão de ser de qualquer organização e que, cada vez mais, deve-se investir em canais de CONVERSA com seus clientes. Por essa razãom há tanto interesse nas redes sociais, pois elas aproximam as empresas de seus clientes. A observação que faço é que, para trazer o cliente para dentro desse processo, é preciso HUMANIZAR a empresa;
10. Inovação precisa ser celebrada : Eu diria que não só a inovação, mas tudo o que é resultado diferencial dentro de uma empresa deve ser comemorado. Sempre cito nas minhas palestras o caso de um colega meu que entregou 3 projetos dentro do prazo e eu liguei para ele para parabeniza-los. Ele me agradeceu muito e disse que era a primeira vez que alguém fazia isso por ele. Na maioria das vezes, as empresas acham que seus funcionários não fizeram mais do que a obrigação. Temos que reverter essa situação com urgência;
- Quais lições você acrescentaria a lista acima?

- Você concorda com meus comentários?

Um abraço.

2 comentários:

  1. Sim, concordo , hoje a gestao do conhecimento vem agregar valor a organizacao , pois quando voce consegue utilizar bem o capital intelectual de sua empresa , consegue criar um diferencial competitivo

    ResponderExcluir
  2. sim, concordo que a inovação pode-se levar ao sucesso e ao fracasso.

    ResponderExcluir