terça-feira, 8 de junho de 2010

"Por dentro da empresa que dominou o mundo"



Em apenas uma década, o fenômeno Google conquistou um em cada seis habitantes do planeta e tornou-se símbolo da empresa do século 21. Agora enfrenta o desafio de continuar a crescer sem perder sua cultura vencedora.

Inovação é a palavra que cabe bem como nenhuma outra a esta empresa. Ao mudar a dinâmica da publicidade on-line com links patrocinados, anúncios exibidos na lateral de suas paginas, separados dos resultados de busca, e uma rede de sites parceiros, atualmente com 17000 funcionários em 37 países, combinando inovação, tecnologia pura, relação intima com os consumidores, rapidez, informalidade, reputação e crescimento meteórico baseado na conquista das melhores cabeças espalhadas pelo mundo, transformou o Google no símbolo que é a Empresa.

Porém agora resolveram reestruturar, para adequar os custos e o tempo gasto principalmente em entrevistas para contratação de funcionários.
Todos os funcionários tem acesso às informações da Empresa, para que possam colaborar para a inovação.

Uma das necessidades que surgiram no caminho da expansão internacional foi de conhecer de perto hábitos e as preferências de internautas de diversos paises, a empresa está aprendendo a lidar com o fator humano, pois era centrada em fatos e dados Apesar das mudanças parece que ainda não houve impacto no clima entre os funcionários.

Podemos observar que o objetivo maior dentro da gestão do conhecimento é ampliar o conhecimento coorporativo, fazendo uma combinação de inovação, tecnologia, relação com os consumidores e rapidez. Mas apenas a tecnologia não era o bastante, até mesmo para o Google, pois é preciso interpretar as informações para assim aplicar o conhecimento. O interessante da Google é que ela possui fluxo aberto de informações que eles consideram como alicerce da inovação da companhia, apesar de ter colocado em cheque nos últimos anos, qualquer engenheiro tem acessos a informação, a detalhes de novos projetos para que todos possam colaborar, o que vem de encontro com a gestão do conhecimento relacionado à competitividade, em que as informações corretas estão acessíveis as pessoas certas.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente sobre o motivo pelo qual a google se tornou a empresa que é , pois sabe utlizar muito bem seu capital intelectual , transformando em inovacao o conhecimento tacito com o conhecimento explicito um meio de diferencial

    ResponderExcluir
  2. É interessante observar que o objetivo maior dentro da gestão do conhecimento é ampliar o conhecimento coorporativo, fazendo uma combinação de inovação e tecnologia.

    ResponderExcluir
  3. A Google é a empresa de ponta no mundo informacional. Suas realizações advindas de grandes inovações ultrapassam seus concorrentes. A admiro demais pela forma de gerir seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  4. A empresa que dominou o mundo chegou aonde chegou não só devido ao investimento de capital humano. A empresa sempre preocupou em não alterar a sua cultura com o decorrer do crescimento. Ela conseguiu fazer com que a teconologia e as pessoas andassem junto sem prejudicar o desempenho do capital intelectual que essas pessoas proporcionam para a empresa. Existe uma comunidade no orkut chamada: Google é Deus! Concordo plenamente! 90% das coisas que eu procuro ter conhecimento eu utilizo a ferramenta google para consulta. Ele me ajuda bastate a ampliar meu conhecimento tácito.

    ResponderExcluir